Dicas

Conheça melhor o que você come

Nutrição é a ciência que estuda a modificação dos alimentos dentro do corpo, suas funções e suas relações com a saúde e a doença. O profissional nutricionista tem como meta a promoção e a prevenção da saúde da população por meio de um alimentação balanceada, garantindo todos os nutrientes necessários. Nutrientes são substâncias encontradas nos alimentos, ou seja, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e água. Cada uma dessas substâncias possui uma função específica no organismo.

• Proteínas: constroem e conservam o organismo. São chamados também de construtores.

• Carboidratos: fornecem energia para o corpo, por isso são chamados de energéticos.

• Gorduras: além de fornecerem energia, ajudam no transporte das vitaminas A, D, E e K através do organismo.

• Vitaminas e minerais: têm um papel fundamental na vida das pessoas da infância à fase adulta e devem ser consumidos corretamente desde bebê. São substâncias essenciais, das quais o corpo necessita para diversos processos metabólicos.

• Água: pode-se dizer que sem água não há vida, pois ela é o principal componente do organismo. A água participa da composição de todos os líquidos e células orgânicas, desempenhando diversas funções essenciais ao metabolismo normal.

• Quando a quantidade de nutrientes não está suficiente no corpo, surgem alguns sintomas que merecem atenção: falta de apetite, perda de peso, irritabilidade, insônia, redução de desempenho físico e psicológico e apatia.

Para garantirmos o aporte de todos os nutrientes é necessário o consumo de todos os tipos de alimentos. A alimentação exerce grande influência sobre o indivíduo, principalmente sobre sua saúde, sua capacidade de trabalhar, estudar e divertir-se, sua aparência e sua longevidade.

Todos os direitos reservados à Nutrição da Gestante © 2015 - Belo Horizonte - Minas Gerais
Web Consult