Nutrição nos primeiros anos de vida
Alimentação é uma prática natural, que cada família realiza de acordo com seus valores e suas posses. O ato de alimentar é também sempre um ato social e afetivo. A maneira com que uma criança se alimenta contribui para seu desenvolvimento, sua segurança e sua felicidade. A criança pequena deve ser alimentada com carinho, com afagos, ouvindo a voz da mãe. A criança maior, quando aprende a alimentar-se junto com outras crianças, está aprendendo a convivência, a socialização. Por isso é preciso que se entenda a alimentação da criança dessa forma e que qualquer esquema de orientação de alimentação não pode ser rígido. Deve ser discutido com a família ou com as pessoas que cuidam da criança, não só o que oferecer, mas como oferecer os alimentos. Além do mais, na alimentação há sempre novidades, há os alimentos de época, há sempre novas receitas, e pode-se estar sempre criando e aprendendo. Por isso, o esquema seguinte tem a intenção de ser apenas uma orientação geral, para ser discutida.
Alimentação do nascimento aos 2 meses
Horário |
Tipo de alimentação |
Observações |
Sem horário muito fixo |
Leite Materno |
Deve ser o alimento único até 4 a 6 meses. O carinho e a conversa com a criança cria um clima de satisfação para mãe e filho. |
Pela manhã ou à tarde |
Suco de frutas (laranja, cenoura, tomate, maçã, pêra, beterraba, mamão, abacate, etc) - a partir de um mês. |
Só é necessário se a mãe precisar de um intervalo livre ou se for necessária alguma complementação. Se estiver só com leite materno é preferível oferecer na colher. |
Se for absolutamente necessária a introdução da mamadeira para complementação do leite materno, pode ser usado fórmulas infantis apropriadas para a idade ou leite de vaca inicialmente diluído, metade de leite e metade de água. Em torno de dois meses de idade o leite pode ser dado sem diluição.
Alimentação da criança de 2- 3 meses
Horário |
Tipo de alimentação |
Observações |
Sem horário muito fixo |
Leite Materno |
Deve ser o único alimento até 4 a 6 meses. O carinho e a conversa com a criança cria um clima de satisfação para mãe e filho. |
Uma ou duas refeições: no meio da manhã (9 horas) e/ou no meio da tarde(15 horas) |
Frutas amassadas ou raspadas: maçã, pêra, banana, mamão, etc.
e/ou
Suco de frutas (laranja, cenoura, tomate, maçã, pêra, beterraba, mamão, abacate, etc) |
Serão iniciados se houver necessidade de completar o leite materno. Se estiver só com leite materno é preferível oferecer na colher. Logo que a criança se acostume, podem ser acrescentados leite e um tipo de farinha de cereal. |
Alimentação da criança de 4- 6 meses
Horário |
Tipo de alimentação |
Observações |
Ao acordar |
Leite Materno |
Deve ser o único alimento até 4 a 6 meses. O carinho e a conversa com a criança cria um clima de satisfação para mãe e filho. |
No meio da manhã (9 horas) |
Suco ou "vitamina" de frutas (laranja, cenoura, tomate, banana, maçã, pêra, beterraba, kiwi, mamão, abacate, etc). Pode acrescentar leite, mel, um tipo de farinha de cereal. |
Serão iniciados se houver necessidade de completar o leite materno. Oferecer na colher, se possível. |
Horário do almoço |
Leite materno
Entre 5 a 6 meses pode ser introduzida a sopa de legumes |
Se a criança estiver com leite materno, introduzir a sopinha somente após completar 6 meses. |
No meio da tarde
(15 horas) |
Frutas amassadas ou raspadas: maçã, pêra, banana, mamão; papa de leite com biscoitos, pão ou um tipo de farinha de cereais; mingau de leite com um tipo de farinha; gelatina; iogurte, etc. |
Serão iniciados se houver necessidade de completar o leite materno. Se estiver só com leite materno é preferível oferecer na colher. |
À tardinha e à noite |
Leite materno (2 ou 3 vezes) |
Geralmente a criança não mama mais de madrugada. |
A introdução de outros alimentos entre 4 e 6 meses dependerá da necessidade da mãe (trabalho fora, por exemplo) ou da criança (ganho insuficiente de peso, por exemplo). Para prolongar a amamentação será preferível que os outros alimentos sejam dados na colher, pois muitas crianças começam a ter dificuldade em mamar no peito à medida que se acostumam com mamadeira. Entretanto outras adaptam-se bem, aceitando o peito e a mamadeira. A sopa de legumes pode ser iniciada com legumes comuns (batata, cenourinha), carne e arroz. Começar com quantidade menor. Aumentar aos poucos, de acordo com a aceitação da criança, variando e aumentando a quantidade dos legumes e acrescentando também verduras (couve, agrião, espinafre, taioba, alface, etc).
- um alimento mais protéico: carne, frango, fígado, ovo
- legumes: batata, cenoura, cenoura amarela (batata baroa, batata salsa), abóbora, inhame, cará, batata doce, mandioca, chuchu, etc
- verduras: couve, alface, espinafre, taioba, agrião, repolho, couve-flor, etc
- cereais e farinhas: arroz, macarrão, angu, farinha de soja, farinha enriquecida, etc.
De uma maneira geral, a sopa é feita refogando-se a carne em óleo, acrescentando-se a seguir os legumes e verduras picados, e depois água e os cereais ou farinhas. Os alimentos devem ficar bem cozidos, de modo a serem passados em peneira. Se a sopa fica muito aguada, pode ser engrossada levando-se uma segunda vez ao fogo, para evaporação do excesso da água. Pode ser acrescentado caldo de feijão, logo após os primeiros dias. A partir de 5 ou 6 meses de idade, pode ser incluída uma gema de ovo, duas ou três vezes por semana (inicie com só um quarto de gema, para testar tolerância).
Alimentação da criança de 6 meses a 1 ano
Horário |
Tipo de alimentação |
Observações |
Ao acordar |
Leite Materno |
Pode ser complementado pelo "café da manhã": leite no copo, pão, biscoito |
No meio da manhã
(9 horas) |
Suco ou "vitamina" de frutas (laranja, cenoura, tomate, maçã, pêra, beterraba, abacate, mamão etc). Pode acrescentar leite, mel, um tipo de farinha de cereal. |
Oferecer na colher, se possível. Estimular a criança a comer biscoito, pão, com suas mãos. Completar com leite materno, se necessário. |
Horário do almoço |
Sopa de legumes |
Pode ser completado com leite materno ou uma sobremesa: suco, doce, gelatina, pudim, sorvete, etc. |
No meio da tarde
(15 horas): merenda |
Frutas amassadas ou raspadas: maçã, pêra, banana, mamão; papa de leite com biscoitos, pão ou um tipo de farinha de cereais; mingau de leite com um tipo de farinha; gelatina; iogurte, etc. |
Oferecer na colher. |
À tardinha (18 horas) |
Leite materno.
A partir dos 7 meses começar o jantar (sopa de legumes) |
O jantar pode ser complementado com leite materno ou suco, fruta, pudim, gelatina, etc. |
À noite (até 23 - 24 horas) |
Leite materno (1 ou 2 vezes) |
Após mamar, pode ser oferecido um pouco de água, para "lavar" os dentes ou esses podem ser limpos com um paninho. Estimular a criança a não mamar de madrugada. |
A criança continuará a ser amamentada, com um pouco mais de controle de horários. Mesmo a mãe que trabalha pode amamentar pela manhã, após a sopinha do almoço, após a sopinha do jantar e mais uma ou duas vezes. A criança geralmente não precisa mais mamar de madrugada, o que é bom para ela e para a mãe, e para prevenção de cáries.
A sopinha no início é mais simples, podendo ser passada na peneira. Em pouco tempo a criança pode passar a tomar a sopinha somente amassada e acrescentada de alimentos que os adultos terão para o almoço ou jantar: purê de batatas, angu, outros legumes, macarronada, etc. Isso ajuda a que elas se acostumem com o jeito da família de preparar e temperar os alimentos. Em torno de um ano a maioria das crianças já está em condições de comer o almoço e jantar preparado para os adultos, com ligeiras adaptações (partir a carne em pedaços bem pequenos, amassar um pouco, etc.)
Alimentação da criança de 1 a 2 anos
Horário |
Tipo de alimentação |
Observações |
Ao acordar |
Leite materno ou mamadeira. Pode ser complementado ou substituído pelo "café da manhã": leite no copo, pão, biscoito, etc |
Em torno dos dois anos de idade, a criança não deverá estar mais mamando, no peito ou na mamadeira, exceto por sobrevivência nutricional. |
No meio da manhã
(9 horas) |
Suco ou "vitamina" de frutas (laranja, cenoura, tomate, pêra, beterraba, maçã, mamão, abacate, etc). Pode acrescentar leite, mel, um tipo de farinha de cereal, biscoito, etc. |
Oferecer em copo e colher, tão logo seja possível.
Estimule a criança a comer com suas próprias mãos. Par algumas crianças essa refeição deve ser bem leve, para não "atrapalhar" o almoço. |
Horário do almoço |
Refeição dos adultos, adaptada ("comidinha") |
A partir de um ano e três meses estimule a criança a usar sozinha a colher. |
No meio da tarde
(15 horas): merenda |
Frutas; leite ou café com leite; papa de leite com biscoitos, pão ou um tipo de farinha de cereais; mingau de leite com um tipo de farinha; gelatina; iogurte, pão, biscoitos, bolo, etc. |
Próximo de dois anos a criança poderá estar merendando como os adultos. |
À tardinha
(18-19 horas)
jantar |
Refeição dos adultos, adaptada ("comidinha") |
A partir de um ano e três meses estimule a criança a usar sozinha a colher. |
À noite
(até 23 horas) |
Leite materno ou mamadeira |
Em torno dos dois anos de idade, a criança não deverá estar mais mamando, no peito ou na mamadeira. |
O segundo ano de vida, principalmente após um ano e meio de idade, é um período de transição, em que a criança vai deixar de ser um nenê. Nessa fase a criança aprende a comer sozinha, usando copo e colher, aumenta sua comunicação, começa a aprender a controlar o xixi e o cocô e perde a necessidade da mamadeira. Pode e deve ser desmamada. O uso dos músculos para mastigação ajuda ao desenvolvimento da linguagem. Parar de mamar à noite previne cáries dentárias. Todos esse fatos vêm juntos, e significam a oportunidade de aprender a cuidar-se de si, de cuidar do seu corpo e de gostar de si própria, de desenvolver a auto-estima e a viver em um novo mundo, mais amplo, mas que também vai exigir mais dela, e para o qual deve ir-se preparando.
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