Vida Saudável

Conheça a saiba usar a Pirâmide dos Alimentos

A Pirâmide Alimentar foi criada em 1992 pelo USDA (United States Department of Agriculture), e em 1999 foi adaptada para ser utilizada como guia de orientação da alimentação.

A Pirâmide foi desenvolvida para uma alimentação adequada, protegendo o organismo de deficiências e de excessos nutricionais. Foi planejada para incentivar a escolha nutricional e traz três conceitos muito importantes para a nossa alimentação: variedade, proporcionalidade e moderação. A variedade deve ser observada entre os diferentes grupos de alimentos que compõem a pirâmide. A proporcionalidade é transmitida pelo tamanho dos grupos e pela indicação de número de porções recomendadas. E a moderação consiste no tamanho do grupo das gorduras e açúcares localizados no topo da pirâmide.

Os princípios da Pirâmide alimentar são:
  • Comer uma diversidade de alimentos.
  • Manter um peso saudável.
  • Escolher uma dieta com pouca gordura, colesterol e gordura saturada.
  • Escolher uma dieta rica em vegetais, frutas e grãos.
  • Usar açúcar e sal com moderação.
  • Consumir bebidas alcoólicas com moderação.
Pirâmide Alimentar

Uma alimentação saudável não significa renunciar às comidas e bebidas prediletas, mas aprender como balancear a alimentação, para promover a saúde. Para uma alimentação equilibrada, procure comer em cada refeição um alimento de cada um dos grupos da pirâmide, de acordo com o número de porções diárias sugeridas.

Cada grupo de alimentos fornece alguns nutrientes, mas não todos os que o organismo necessita, nenhum grupo é mais importante do que o outro. Para o funcionamento ideal do corpo é necessário que alimentos de todos os grupos componham seu plano alimentar.

Essas recomendações são para adultos e crianças acima de 6 anos. Existem diferenças importantes dessa faixa etária que necessitam desta separação. Confira a pirâmide alimentar desenvolvida para crianças no link Nutrição nos primeiros anos de vida.

A adoção da pirâmide alimentar é um bom começo para uma vida saudável.

Lembre-se que as orientações contidas aqui são gerais, não consideram casos específicos. Para uma orientação personalizada, consulte um nutricionista.

 

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